terça-feira, 19 de agosto de 2014

Histórias em Quadrinhos e Tirinhas

   Finalmente voltei,já estava com saudades!!!!Esses dias eu estava bastante ocupada com os inúmeros trabalhos e pesquisas da escola para entregar em poucos dias,uma boa correria....E em um  destes trabalhos estava a origem das HQs (histórias em quadrinhos )e das tirinhas,que várias de vocês já devem conhecer e é bem interessante!!!!!!!!!!


               Origem das HQs
 As histórias em quadrinhos,também conhecidas como HQs surgiram no século 19 e se tornaram conhecidas em todo o mundo.Em 1895,nos Estados Unidos, o jornal New York World publicou uma seção de humor e nela divulgou quadrinhos do ilustrador Richard Outcault, que criou o personagem Yellow Kid (O Menino Amarelo),a publicação dessa HQ fez tanto sucesso que a venda do jornal aumentou expressivamente.



No Brasil,a primeira revista a publicar histórias em quadrinhos foi o Tico-Tico lançada em 1905.Porém ,quem fez muito sucesso foi a revista Gibi,publicada em 1938.Seu sucesso foi tão grande que a palavra ''gibi'' acabou virando sinônimo de revistas de histórias em quadrinhos.

Em outros países,usam-se outros nomes para denominar as HQs,como,por exemplo mangás no Japão, e ''histórias aos quadrinhos'' em Portugal.São narrativas visuais que,muitas vezes,combinam texto e imagens também chamados de quadrinhos, a sequência desses quadros compõem a ação da história.



                                     Conhecendo  um pouco + 
 Personagens: O protagonista pode ser a personagem principal em apenas uma história ou frequentemente,suas características são constantes e bem marcadas,tornando fácil reconhece-los,sem conhece-las,muitas vezes não é possível entender completamente o humor da história.As demais outras que desempenham um papel auxiliar ou secundário,são chamadas de personagens secundárias.Quando algumas das personagens não são humanos,revelam um comportamento humanos nas atitudes,na personalidade ou no aspecto intelectual.Em geral,são construídas a partir de alguns tipos como : o guloso,o galante,o espertalhão,o medroso,o tímido,entre outros.
  Expressões faciais e corporais: são importantes para descobrir pensamentos,emoções,intenções e características dos personagens que não estão explícitas no texto.
   Elemento surpresa: é muito frequente nos quadrinhos, seja uma fala ,uma personagem ou algo novo no cenário que surpreenda o leitor.Em geral, o elemento surpresa aparece no último quadrinho da história.
   Linguagem:geralmente é informal com frases certas,expressões populares e gírias
  Pontuação: é importante para garantir a expressividade no texto.Por isso é frequentemente nas HQs o uso do ponto de exclamação,de interrogação e reticências
  Onomatopéias:são usadas para representar sons ou ruídos.
  Balão: é o meio mais frequente de apresentar a fala das personagens e seus pensamentos.Ele também não é apenas uma moldura para texto,o seu formato tem a função de esclarecer aspectos que não aprecem no texto ou reforçar o seu significado.

                                                      Tirinhas
   A tirinha é quase a mesma coisa que as histórias em quadrinhos,as poucas diferenças são que elas possuem no máximo 5 quadrinhos,diferentes das HQs que tem mais,também geralmente não tem título e nem a palavra ''f'im'' e tem uma decepção no final da história.


 Sayonara galera,fui!!!!!!!!!!





12 comentários: