segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Arte das Pinturas Japonesas


A arte japonesa já existe há mais de 10 mil anos, tendo começado com a cerâmica simples e evoluído até os desenhos e animes. Ela foi bastante influenciada pelas artes chinesa , europeia e pela cultura americana. A arte japonesa já teve muitas fases e suas características variaram drasticamente ao longo dos anos, mas cada um dos grandes períodos mostrou uma característica peculiar à sua época.


Arte no período antigo


A arte japonesa começou no período conhecido como Jomon (8.500 a.C. a 300 d.C.). No início, era uma arte simples e primitiva na forma de cerâmica com detalhes feitos com cordas. Durante o período Jomon, a arte evoluiu para figuras de barro finamente decoradas e joias de cristal. De 300 d.C. até o fim do século 7, o Japão vivenciou vários outros períodos artísticos, entre eles os períodos das formas Yayoi e Kofun, nos quais se produziram predominantemente esculturas.De acordo com evidências arqueológicas, o povo Jomon criou algumas das mais antigas peças de cerâmica do mundo, conhecida como Cerâmica Jomon, datada de 14 mil a.C.5 A antiguidade dessa cerâmica foi identificada pela primeia vez depois da Segunda Guerra Mundial, através de métodos de datação por radiocarbono.




Arte medieval

Do século 7 até o final do século 19, o Japão entrou em uma nova fase da produção artística. Os períodos Asuka e Nara, Heian, Kamakura, Muramachi, Azuchi-Momoyama, Edo e Meiji viram a introdução de pinturas, variando entre estilos religiosos e seculares. Durante esses períodos, vários estilos de arte foram produzidos, mas todos tiveram as características diferenciais da arte japonesa: wabi (beleza austera), sabi (a beleza do envelhecimento natural) e yugen (graça e sutileza).





Período pré-guerras

A partir do início do século XIX, duas escolas de arte japonesa tomaram forma. Uma dessas era extremamente influenciada pelos ideais ocidentais de arte e é conhecida como o estilo Yoga; a outra era diametralmente oposta a essa escola, visando a produzir arte com características típicas e tradicionais japonesas, conhecida como estilo Nihonga. O estilo Yoga empregou tanto os métodos quanto os materiais ocidentais em suas figuras, como pinturas a óleo, aquarelas, rabiscos de tinta, litografia e água-forte. Já entre as características do Nihonga destacam-se o uso de materiais como tintas feitas de ingredientes naturais, como fuligem, conchas, pedras preciosas e corais. As técnicas de pintura do Nihonga são tipicamente conseguidas com sombreamento e presença ou ausência de contornos.


Período pós-guerra

Takashi e sua pintura
"Acrobatic Espetacular Novo DOB ​​dia:Society"
 
                                                                                                  
O Japão pós-Segunda Guerra viu o surgimento da arte comercial e, especialmente, o início dos desenhos japoneses. O anime, uma marca exclusiva da arte japonesa, começou por meio da importação de desenhos americanos dos anos 50 e 60. Os estilos de desenho japoneses podem ser vistos em animações populares hoje em dia, como Pokémon e Yu-Gi-Oh! A arte moderna também é bastante inspirada pela tradição dos animes no país e, além disso, formas tradicionais de pintura estão sendo largamente substituídas por desenhos, inclusive os que aparecem em videogames. Takashi Murakami, um dos mais famosos artistas modernos do Japão, emprega muitos estilos de anime em suas obras em estilo "superflat",que também teve sua obra estampada nas bolsas Louis Vuitton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário