segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Breve História do Teatro


rolou um clima nesse episódio...
Você já foi em um teatro?Já viu uma peça encenada na praça?Já conferiu um teatro de fantoches ou marionetes?
O gostoso de ir ao teatro e assistir a uma peça teatral é que a encenação acontece bem ali na nossa frente,com os atores vivendo suas personagens,a emoção pura,ao vivo.
Essa é  magia do teatro,uma arte que existe há milhares de anos e que continua nos encantando até hoje!


                                      
  Conta-se que na Grécia Antiga,durante festivais dedicados a Dionísio,o deus das festas,do prazer e do vinho,enquanto danças e musicas eram cantadas,o diretor do coro separou-se do grupo e começou a manter um diálogo com as pessoas que estavam ali.Dessa maneira,surgiu o teatro,uma das grandes artes da humanidade,que até os dias de hoje nos encanta e emociona.

 Podemos notar a origem religiosa das manifestações teatrais.Por volta do ano 2000 a.C. os egípicios encenavam todos os anos peças que contavam a ressurreição de Osíris,conhecido como deus do Além, e a morte de Hórus.E nos tempos pré-helênicos,os cretenses homenageavam os deuses em teatros,provavelmente construídos no séc.19 a.C. Conhecidas como autos religiosos as peças que representava a vida,a paixão e a morte de Jesus passaram a ser encenadas na Europa,a partir do séc.9 da nossa era(e até hoje são encenadas em vários lugares,incluindo alguns estados do Brasil).

       Na Índia,por volta do ano 200 d.C.,os indianos criaram suas grandes marionetes,com as quais passaram a representar as histórias dos deuses hindus narradas nos livros sagrados,os Vedas.
        O teatro chinês uniu a ópera e acrobacia.O que atraía o público não eram tanto histórias,que todos conheciam de cor,mas a destreza e a técnica dos atores,os figurinos e a maquiagem.Quanto mais complicada e colorida a maquiagem,mais agressiva era a personagem.

        Muitos dizem que a origem do teatro de sombras na China foi de que um imperador tinha perdido sua dançarina predileta e pediu a um mago para que com seus dons que a trouxesse de volta ou ele seria decapitado,o mago porém não conseguiu realizar a tarefa,mas teve uma idéia para escapar da morte usando uma suave pele de peixe,a qual fez uma silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.No dia da apresentação,todos estavam no jardim do palácio,o mago criou a sombra de uma bailarina dançando graciosamente e de forma suave ao som de uma flauta.

          No Japão,o teatro nô,um dos mais tradicionais até hoje,nasce por volta do ano 1300.Nele,os atores-usando máscaras e lindos quimonos-contam histórias de amor e morte nas quais sempre aparecem fantasmas.Nesse tipo de teatro,só homens podem atuar,por isso as personagens femininas sempre foram representadas por atores vestidos de mulher.

        No séc.15,surgem na Itália os grupos da commedia dell'arte,que por meio da improvisação,contavam pelas ruas e praças públicas as histórias de amor,como a de Arlequim e Colombina,personagens imortalizadas.As máscaras narigudas e as roupas coloridas desse tipo de encenação teatral eram reconhecidas pelas ruas;acrobacias,as mímicas,os jogos de palavras e as caretas faziam muito sucesso,difundindo-se por toda a Europa.
Aqui vão alguns videos para finalizar
https://www.youtube.com/watch?v=B69Sy7itlIM

https://www.youtube.com/watch?v=gAMmtXgjF4A




Tchau galera,é uma pena ter que ir mas amanhã eu tenho prova de matemática eu vou estudar mais um pouco.Fui !!!!
Bjs pra quem fica!!!!!!!!!!
s2 s2 
\0

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário