A arte japonesa já existe há mais de 10 mil anos, tendo começado com a cerâmica simples e evoluído até os desenhos e animes. Ela foi bastante influenciada pelas artes chinesa , europeia e pela cultura americana. A arte japonesa já teve muitas fases e suas características variaram drasticamente ao longo dos anos, mas cada um dos grandes períodos mostrou uma característica peculiar à sua época.
Arte no período antigo
Arte medieval
Do século 7 até o final do século 19, o Japão entrou em uma nova fase da produção artística. Os períodos Asuka e Nara, Heian, Kamakura, Muramachi, Azuchi-Momoyama, Edo e Meiji viram a introdução de pinturas, variando entre estilos religiosos e seculares. Durante esses períodos, vários estilos de arte foram produzidos, mas todos tiveram as características diferenciais da arte japonesa: wabi (beleza austera), sabi (a beleza do envelhecimento natural) e yugen (graça e sutileza).
Período pré-guerras
A partir do início do século XIX, duas escolas de arte japonesa tomaram forma. Uma dessas era extremamente influenciada pelos ideais ocidentais de arte e é conhecida como o estilo Yoga; a outra era diametralmente oposta a essa escola, visando a produzir arte com características típicas e tradicionais japonesas, conhecida como estilo Nihonga. O estilo Yoga empregou tanto os métodos quanto os materiais ocidentais em suas figuras, como pinturas a óleo, aquarelas, rabiscos de tinta, litografia e água-forte. Já entre as características do Nihonga destacam-se o uso de materiais como tintas feitas de ingredientes naturais, como fuligem, conchas, pedras preciosas e corais. As técnicas de pintura do Nihonga são tipicamente conseguidas com sombreamento e presença ou ausência de contornos.
Período pós-guerra
Takashi e sua pintura "Acrobatic Espetacular Novo DOB dia:Society" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário